domingo, 30 de novembro de 2008

Guaíra, São Paulo - 27 de novembro

Saí de São Paulo bem cedo, rumo a Ribeirão Preto. De lá, 140 km de carro até Guaíra. Estrada bem pavimentada e sinalizada, resultado da privatização!
Cheguei em Guaíra por volta de 9:30, com sol a pino. Como sempre, protetor solar, muita água e braços livres para os movimentos fotográficos.
Se fosse dar um nome prá esse local, chamaria de Cidade Jardim. As ruas são largas, com muitas e muitas praças amplas e bem arborizadas, além do parque Manacá projetado por Burle Marx com uma bela lagoa e uma instalação central de Tomie Ohtake. Ruas planas e muitas bicicletas. Tantas bicicletas que durante um período, a prefeitura instituiu uma lei de uso de placas (como as dos carros), com direito a multa e tudo mais.
Cheguei à sede da Instituição SOGUBE, onde Heloísa, a diretora, me recebeu dizendo sobre os programas desenvolvidos: Cidade dos Meninos “Oswaldo Ribeiro de Mendonça” e Guarda Mirim “Prof. Arlindo Alves”. O primeiro atende 350 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com ações sócio-educativas em horário oposto ao escolar, através de ações inovadoras, voltadas para a pedagogia social. O segundo projeto, atende 300 adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos, com o foco na qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Com esse projeto apresentado à Nestlé, pretendem desenvolver com os atendidos na Cidade dos Meninos, hábitos de vida saudável na rotina pedagógicas e na prática de esportes como vôlei de praia e futevôlei. Com os adolescentes da Guarda Mirim, pretendem formar multiplicadores que realizarão intervenções com as famílias e comunidade. Com as famílias, pretendem promover curso de formação sobre alimentação saudável e de baixo custo e o cuidado com os mesmos.
Conheci toda a instituição, bem montada e estruturada. Estão na expectativa da renovação de contrato do imóvel com a Prefeitura. A Pedagoga Carina de Andrade e a Nutricionista Renata Cravo Siqueira, me mostraram as diversas atividades em andamento: Projeto Batidão (dentro da musicalização), Capoeira , aulas de dança, Informática, Oficinas de arte, onde as crianças trabalham com o vagonite para coordenação motora, Vôlei, artesanato e reforço escolar. Tem um amplo espaço disponível para realização dos cursos práticos de alimentação. Tem um amplo refeitório com mesões, onde as crianças se revezam. Antes do alimento, uma oração. Toda equipe de touca para servir os garotos que fazem uma fila para receber os pratos.
A fila de espera para inscrição já passam de 700 crianças carentes. Visitei os Guarda-Mirins com a coordenadora do Programa, Márcia Matsumoto. Após o processo de profissionalização, os garotos partem para o mercado de trabalho. Nas fotos, alguns exemplos de garotos nos locais de trabalho.
















Adicionar imagem

2 comentários:

Unknown disse...

cláudia,adorei seu trabalho.Percebe-se a responsabilidade para executá-lo nas entrelinhas de cada versão,tão emocionantes de se ler.

Unknown disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho, as fotos ficaram lindas. E como aluna da Guarda Mirim "Prof. Arlindo Alves" eu só tenho à agradecer todos os profissionais que trabalham nesta intidade e que lutam e depositam total confiança em nós "jovens aprendizes", para que assim representemos Guaíra, nossa cidade tão querida, de uma forma mais justa e capacitada. Obrigada ... um beijo para todos vocês !!!