domingo, 23 de novembro de 2008

Porto Alegre, Rio Grande do Sul - 21 de novembro

De Santo Ângelo para Porto Alegre, na Associação Servos da Caridade, na região norte do município, no Rio Grande do Sul. O prédio foi construído na década de 40 e lá são atendidas as crianças em horário alternado com a escola.
Maria Fajardo, a responsável pelo projeto, começou a apresentação pelos campos de futebol e futsal. Como é comum nas instituições católicas, os espaços são bem amplos. Três campos ao total: dois gramados, sendo um deles de tamanho oficial e um de futsal. A intenção é adaptar essa quadra para diversas modalidades: vôlei, futsal, basquete e ginástica rítmica. A área está com o piso estourado com risco de acidentes.
As comunidades alvo ficam um pouco distante da Associação, mas as crianças comparecem em peso. Utilizam as amplas salas da Instituiçao: sala de aulas, cozinha, refeitório para 140 crianças, sala de informática, de reuniões, além de um salão para dança e encontros com os pais. É um belo espaço.
A intenção é atender diretamente 120 crianças do projeto, de 6 a 16 anos e 360 familiares, além de capacitar 12 multiplicadores das práticas esportivas e duas cozinheiras dos ensinamentos nutricionais.
Como sempre, fiz questão de conhecer a comunidade de proveniência dos alunos. Fomos conhecer a casa de uma das moradoras, aluna. Cenas que se repetem nas dificuldades. Mas a mãe nos recebeu, pudemos fazer alguns clics. Mas sentimos o clima de “olheiros” meio pesado e Maria sugeriu que fôssemos embora. Muitas crianças se alimentam apenas do que a Associação oferece.










Um comentário:

#tokabatuke disse...

parabens claudia pelo trabalho realizado!!!!!
vai um carinhyo bahianop, marcelo de s.andré