domingo, 16 de novembro de 2008

Olinda, Pernambuco - Casa de Meu Pai, 14 de novembro

Hoje continuei com o mesmo motorista Alexandre, que sabe das estórias da região. Fomos a Olinda, ao lado de Recife, conhecer mais um projeto. Dia quente e vejo como funciona bem meu Kit aventura. Chapéu com filtro solar e proteção de calor e um cantil com água fresca além dessas blusas e calças que viram short e secam em 10 minutos.
A Casa de Meu Pai foi organizada juridicamente em agosto de 2004. O responsável pela organização é Ian Meldrum e sua esposa Simea. Ambos pastores da igreja anglicana. Na sede da instituição, uma grande igreja bem montada com base em estrutura de ferro. Aos poucos novos espaços adquiridos vão compondo a sede da instituição, com amplos espaços livre e eles têm apoio de outra instituição religiosa. Dentro da sede, nas salas de aula, os meninos faziam suas “tarefas” em cadeiras de braço. Só os pequenos têm mesa. Mas todos almoçam nas próprias cadeiras. Não há um espaço comum para alimentação. Neste dia, foi servido arroz, feijão, farofa e um pedacinho de carne. Entre esses espaços, um consultório dentário desativado há um mês pela precariedade do equipamento. Há crianças filhos de catadores de lixo, principal atividade de renda da comunidade. O objetivo do projeto é “tornar o resultado do processo pedagógico incorporado em fator de continuidade e o suporte alimentar o fator de sustentabilidade inicial para a implantação de uma nova mentalidade e técnicas alimentares na comunidade alvo”. A área é violenta. Fui orientada a tomar muito cuidado com os equipamentos. Mas me deram uma segurança por estar com eles. Fomos ao lixão para conhecer de perto a realidade daquele lugar, as imagens são muito fortes.






































Um comentário:

Unknown disse...

TEMOS EM FORTALEZA, A IGREJA EVANGÉLICA CAS DE MEU PAI, E O PROJETO CASA DE MEU PAI, QUE TAMBÉM FAZ UM TRABALHO COM CRIANÇAS, TODOS AQUELES QUE ESTÃO ESQUECIDOS PELA SOCIEDADE.