domingo, 16 de novembro de 2008

Nova Olinda, Ceará - Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Kariri - 15 de novembro

O vôo atrasou e cheguei em Juazeiro do Norte às 2 e meia da manhã. Perguntei ao motorista de táxi se conhecia a Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. O comentário foi: “se tivessem projetos como esse distribuídos pelo país afora, o Brasil estava salvo!! ” Disse que sempre leva passageiros de outros estados e países para conhecerem o projeto exemplar.
O cariri, apesar do agreste e da força da fé com relação ao “Padim Pade Cícero”, tem muito verde a área entre Juazeiro do Norte e Nova Olinda. O João Paulo, ex aluno e excelente fotógrafo, atual professor e colaborador da Fundação Casa Grande comentou que Nova Olinda é uma divisória para as partes muito pobres e realmente secas do cariri.
A estrada é boa e quem me acompanhou, além do motorista, foi o também ex aluno e atual participante do projeto, Aureliano, contou sobre o começo do trabalho de Alemberg (Francisco Alemberg de Souza Lima) e Rosiane (Rosiane Limaverde Vilar Mendonça). A avó de Alemberg era educadora no início do século XX e o avô construiu uma escola para ela dar aulas, que ele readquiriu para esse projeto. Atualmente é a casa principal, onde tem ambientes de memória (fotos antigas, oratórios etc), formando um museu que inclui entre outras, peças de arqueologia, encontradas na região. Além da casa principal, tem um teatro, um parque com muitas árvores, brinquedos de madeira e um pequeno campo de futebol. Ambiente lúdico, alegre e ensolarado. As crianças da pequena cidade de 12 mil habitantes adoram freqüentar a Fundação, pois têm acesso aos filmes, teatro, parque e à convivência em ambiente cultural. Realmente surpreendente tanta cultura bem cuidada e valorizada, formando uma comunidade de crianças interessadas e com muita identidade. Os programas de formação da Fundação Casa Grande desenvolvem atividades de complementação extracurricular à escola através dos laboratórios de conteúdo e produção. Lá se trabalha a sensibilização do ver, do ouvir, do fazer e conviver através do acesso à atividades como : sítios escolas para educação ambiental (arqueológicos e mitológicos), gibiteca, biblioteca, dvdteca e internet, ale de laboratório de produção, museu, rádio FM, estúdio de Tv de gravação, editora, brinquedoteca, parquinho e o Teatro Violeta Arraes voltado para a produção de espetáculos, cinema e formação de platéia.
A proposta é através do projeto “O Futebol de rua da meninada do sertão”, criar o programa de desporto apropriando o espaço público e interligando em rede, escola, ONG e rua ampliando a construção da cidadania. Junto a escolinha de futebol de rua na praça dos cajueiros será dinamizado um programa de radio esportivo envolvendo meninos e meninas como comunicadores esportivos. A área para construção do campo de futebol, no caso de o projeto ser aprovado, será repassada pela prefeitura as mãos da Fundação Casa Grande, que transformará o espaço para uso não só das crianças diretamente ligadas à instituição, mas para novas 120 crianças da comunidade integrando-as ao projeto como um todo.
Quero escrever mais sobre esse lugar lúdico e significativo, blogando mais fotos. Mas interrompo por enquanto. Amanha recomeça a viagem. Vou para o Jequitinhonha. Valeu !!!!















































































5 comentários:

Letras - Fak Banabuiú disse...

Meu nome é João Paulo. Sou de Banabuiú-Ce e sou professor de escola pública na zona rural. Quando ouvi falar do projeto já fiquei "maginando" como era possível isto existir diante da realidade tão dura que vivemos. Não conheço pessoalmente, mas as fotos me deixaram ansioso para conhecer. Certamente, meus alunos lá das comunidades de Lagoa da Serra teriam uma outra perspectiva da vida educacional deles. Amei este projeto. Um abraço.

Julianne Barros disse...

CONHEÇO A FUNDAÇÃO CASA GRANDE E O TRABALHO LÁ DESENVOLVIDO. A OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS E JOVENS É UM TRABALHO ESPETACULAR, POIS POSSIBILITA A ESSES O EMPODERAMENTO DA CULTURA E CIDADANIA. FICA AQUI UMA DICA: PARA QUE DESENVOLVAM NA FUNDAÇÃO TRABALHOS DE INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E MENTAL. ABRAÇO! JULIANNE BARROS. JUAZEIRO DO NORTE/CE.

Unknown disse...

MEU NOME É SOCORRO, SOU DE NOVA OLINDA JÁ FUI MENINA DA CASA GRANDE, E SEI DA IMPORTÂNCIA DESSE PROJETO PARA AQUELA CIDADE, QUANDO PARTICIPANTE RECEBI IMPORTANTE FORMAÇÃO CULTURAL E HUMANA...

Unknown disse...

Meu nome é Maria aparecida,moro em itaquera ,sp Tenho uma biblioteca na garage de casa onde as crianças vem prá fazer trabalhos escolares,leitura e algumas atividades como reciclagem e pintura.È um projeto muito pequeno,pois não temos espaço e nem tempo para nos dedicarmos integralmente porém,vendo projetos como esse ,que deu tão certo,penso que é só uma questão de tempo para que nosso projeto aconteça de fato, e possa beneficiar mais crianças.

Lana Sobreira Menezes disse...

Observando e lendo as imagens e comentários sobre o projeto casa grande achei muito interessante. desejo conhecê-lo.