sábado, 29 de novembro de 2008

Maceió, Alagoas - 25 e 26 de novembro


Adorei Maceió. Ruas amplas, limpas e um sol tipicamente nordestino. Já coloquei na lista dos lugares que quero voltar a turismo.
Papos políticos foram inevitáveis com o motorista de táxi durante o percurso até o hotel.... Aliás, uma interessante coincidência: o motorista que me atendeu foi exatamente o mesmo que recebeu a visita da profissional da Nestlé para análise de conteúdo do projeto na semana passada. Como tinha uma fila imensa de taxis, achei essa uma bela sincronicidade.
Já eram 15 horas e tinha pressa em ter luz prás fotos e assim segui direto para o Bairro Ponta Grossa, base do “Projeto do Bem Nutrir-se”. Fernanda Pinheiro, a Nutricionista e responsável pelo projeto, e Juliana, pedagoga na instituição há 5 meses mas profunda conhecedora da comunidade por já ter trabalhado por lá em outros projetos, me apresentaram a casa. A Organização é uma Ong instalada em Maceió desde 1941, na antiga residência da fundadora do Centro Espírita “O Consolador”. Seu foco inicial era a caridade, priorizando assistências às famílias de extrema pobreza. Hoje, a instituição atende ao público carente, crianças e adolescentes em situação de risco social, mas desenvolveu muitas parcerias governamentais, como o Consórcio da Juventude com os Ministérios do Trabalho e Emprego, Sesc (Mesa Brasil), Secretarias estaduais e municipais de Assistência Social, além do Centro do Ensino Superior de Maceió para acompanhamento nutricional, entre outros.
Contam com uma equipe técnica e de contribuição de prestadores de serviços e voluntários. Dão apoio pedagógico, qualificação profissional (por ex, cabeleireiro aberto ao público ao lado da sede para os alunos qualificados), inclusão digital e no esporte dão ênfase ao triátlon. Uma perspectiva de educação integral.
A presidente da Instituição, Ana Lúcia Gomes Vieira, tem uma bela estória de vida. Chegou à Instituição no final da década de 60, com dois anos de idade, levada pelas mãos do pai. Ela e a irmã mais velha foram literalmente “doadas” para serem criadas pelos então responsáveis pela Instituição. A mãe havia sumido no mundo com outro homem e deixado o pai com todas as crianças. Os novos pais cuidaram da menina com o maior carinho, até ela se casar. Trabalhou no Senac por 9 anos e meio. Nesse período, os pais adotivos morreram de acidente de carro e a Instituição foi perdendo força e estava quase extinta quando convidaram a Ana para assumir os trabalhos. Foi assim que ela redesenhou o perfil da Instituição, fazendo parcerias e captações via editais e patrocínios.
O Projeto do Bem Nutrir-se, apresentado à Nestlé será desenvolvido, caso contemplado, atenderá o público concentrado em favelas violentas, com pobreza e escassez de oportunidades, onde a droga e a briga de gangues internas imperam. Eles hoje atendem 100 famílias, 130 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, com apoio pedagógico, informática, esporte, especificamente o triátlon. O projeto propõe implantar ações de educação nutricional envolvendo crianças e famílias do Projeto O Consolador, escolas públicas do entorno e a comunidade, construindo hortas comunitárias, escolares e caseiras. Serão 300 beneficiados diretos e 1000 indiretos. A intenção é, além das palestras e orientações nutricionais, construir uma horta comunitária, em um terreno que sediará a futura sede da Instituição e que já é propriedade adquirida. São 1600 metros quadrados de área plana. Pelas fotos é possível ter uma idéia do espaço!

















2 comentários:

consolador disse...

Oi Claudia,
Obrigada pela presença alegre e sensível. As fotos e o texto ficaram ótimos. Vou repassar a todos parceiros, meninos, pais...Na torcida estamos todos de dedinhos cruzados sob a proteção do criador. É a torcida CONSOLADOR/NESTLÉ. A NESTLÉ será o NÓ dessa rede local para uma vida melhor. Se Deus quiser tudo vai dá certo!!! Abraço fraterno de toda a equipe do Consolador

Alex Portela disse...

É sempre bom saber que existem instituições como “O CONSOLADOR” que fazem seu papel social. Tive a oportunidade de conhecê-la e saber um pouco mais do seu compromisso com a comunidade carente do bairro do Prado, em Maceió. Creio que os sorrisos nos rostinhos de cada criança refletem bem o trabalho sério realizado pela instituição. Uma parceria com uma grande empresa como a Nestlé seria de grande importância na continuidade desse trabalho. Fico ansiosamente na torcida..